Série Empreendedorismo: Precisa de investimento externo e não sabe onde encontrar?

Caro empreendedor ou futuro empreendedor da área de biociência (biotecnologia, biologia, farmacologia, bioquímica, etc.).

Nos da Biotech-Space sabemos da grande dificuldade encontrada pela maioria dos pesquisadores que transformam atividades e resultados de pesquisa em empresas nascentes.

Diante de tanta burocracia e decisões que devem ser tomadas, a Biotech-Space disponibiliza vídeos dentro da Rede que podem orientá-los. Acesse a Rede para conferir o material disponível.

Neste post vamos falar sobre os diversos tipos de investimento externo, para qual tipo de empresa (nascente, pequena, média ou grande) se enquadram e o que você precisa para conseguir o investimento.

As principais fontes de investimento são: Investimento Anjo, Venture Capital (VC), Capital Semente e Private Equity.

Vamos entender as diferenças entre estas formas de investimento.

Investimento Anjo
busca: empresas nascente, stratups
tipo: pessoa física
O investidor anjo possui uma ampla rede de contatos e busca te ajudar não apenas financeiramente mas na tomada de decisões. É alguém experiente e participativo e que busca oportunidades lucrativas.

Capital Semente
busca: micro e pequenas empresas
tipo: pessoas jurídica
O capital semente foca em empresas recém formadas, mas que já estejam com produtos definidos e clientes na carteira. Buscam expandir o negócio, dar o empurrão que falta para dar o “pulo do gato”.

Venture Capital (VC)
busca: empresas médias ou grandes
tipo: capital de risco
Venture Capital é um tipo de investimento que busca empresas com perfil bem promissor e que já apresentam faturamento expressivo. As VCs de maiores têm como foco obter, em média, 20% de lucratividade anual.

Private Equity
busca: grandes empresas
tipo: capital de risco
Private Equity procura investir em operações grandes, como fusões de empresas de grande porte de capital aberto principalmente.

Laptop Desktop Office Coffee-ID8757-1920x1280

Para todas as opções de investimento citadas acima, é exigido uma série de documentos e informações organizadas sobre seu negócio, como DRE, balanços, fluxos de caixa, valuation (cálculo do valor da empresa) e um bom pitch (apresentação convincente e preparada).

Iremos abordar mais sobre esta questão da organização administrativa e financeira necessárias, não só para buscar investimentos, mas também para sua empresa possa alcançar as metas de crescimento estipuladas.

Caso precise de ajuda personalizada para estas questões, entre em contato com a Biotech-Space, pois temos uma equipe especializada em consultoria empresarial (financeira, administrativa e marketing) contato@biotechspace.com.br

Fontes: Stratups e Venture Capital e Investimentos externos

Um comentário em “Série Empreendedorismo: Precisa de investimento externo e não sabe onde encontrar?

Deixe uma resposta

treze + onze =