Premio Pesquisa

Entregas das placas Prêmio Pesquisador do Ano 2016

 

Viemos contar um pouco sobre as entregas das placas de premiação do prêmio Biotech-Space Pesquisador do Ano 2016!
Pela primeira vez, duas pessoas ficaram em primeiro lugar na categoria Pesquisador Pleno: Fernando de Pilla Varotti, da Universidade Federal de São João Del-Rei, e Paulo Lee Ho, do Instituto Butantan. Paula Fernanda Kinoshita, da USP, foi escolhida na categoria Aluno Pesquisador.

 

 

 

 

 

 

 

 

A placa de premiação, da categoria Pesquisador Pleno, foi entregue ao Fernando de Pilla Varotti pelas mãos da pessoa que o indicou, Daniele D’ Ávila, nas dependências da UFSJ, com os alunos do grupo de pesquisa.

 

 

 

 

 

 

 

A placa de Paulo Lee Ho, na categoria de Pesquisador Pleno, foi entregue também pelas mãos de uma das pessoas que o indicou, Agnieszka Ferreira, nas dependências do Butantan.

 

 

 

 

 

 

 

 

A ganhadora na categoria Pesquisador Aluno, Paula Kinoshita,  encontra-se fora do Brasil, motivo pelo qual recebeu a certificação de premiação por e-mail.

 

 

Sobre eles…

Fernando de Pilla Varotti possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1998); mestrado em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo (2001); doutorado em Farmacologia Bioquímica e Molecular pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008); e pós-doutorado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente, é professor do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ); membro fundador do Núcleo de Química Biológica da UFSJ (NQBio); chefe do Laboratório de Bioquímica Medicinal (LBqM); membro da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), divisão de Química Medicinal; membro do European Academy for Tumor Immunology (EATI); e orientador de mestrado e doutorado nos Programas de Pós-Graduação em Biotecnologia e Ciências da Saúde da UFSJ. Tem experiência nas áreas de Parasitologia e Biologia Celular, atuando principalmente nos seguintes temas: quimioterapia e mecanismo de ação de compostos bioativos.

Paulo Lee Ho possui graduação em Bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1984), doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade de São Paulo (1989) e pós-doc na Universidade de Columbia (EUA, 1993). É Pesquisador Cientifico VI do Instituto Butantan e Ex-Diretor do Centro de Biotecnologia (2002-2010), Ex-Diretor da Divisão de Desenvolvimento Tecnológico e Produção (2012-2016) do Instituto Butantan. Foi Ex-membro da Comissão Técnica Nacional de Biosegurança (CTNBio, 2012-2016) e é atualmente Editor Acadêmico da PLoS One (2008 até presente data). Possui mais de 135 artigos publicados, índice H=32, patentes no Brasil e exterior. Recebeu honrarias como a Medalha de Ciência e Tecnologia do Governo de Estado de São Paulo pelo sequenciamento do genoma da fitobactéria Xylella fastidiosa (2000),  Medalha de Excelência em Desenvolvimento Farmacêutico pela Academia de Ciências Farmacêuticas (2016), Medalha Albas Lavras da Associação de Pesquisadores Científicos (APqC) do Estado de São Paulo (2016). Possui contribuições técnicas e científicas nas áreas de desenvolvimento de vacinas, biotecnologia, genômica, toxinologia e biologia celular. É atualmente bolsista 1A do CNPq.

Paula Fernanda Kinoshita é farmacêutica formada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP (2011), mestre em Farmacologia (2013) e aluna de doutorado do Laboratório de Neurofarmacologia Molecular no ICB-USP.

Não temos dúvidas de que eles são merecedores deste Prêmio!

 

Deixe uma resposta

três + treze =